Estupro em Florianópolis e mudanças da internet na sociedade
Buenas galera… sei que faz tempo que ando sumido.. e sei que esse blog sempre foi puramente profissional, mas hoje me senti obrigado a fazer um post diferente, comentando um caso que aconteceu em Florianópolis/SC.
Alguns dias atrás, eu recebi o seguinte email:
“Caros leitores,
Estamos nos dirigindo a vocês por ser nosso único meio de comunicação ainda livre de controle da informação falada e escrita, especialmente para o nosso caso de Florianópolis, onde o domínio é total da RBS (emissora da rede Globo), que controla tudo.
Somos um grupo de mães do tradicional Colégio Catarinense de Florianópolis. É de conhecimento geral de que se trata de um colégio no qual estudam os filhos das famílias mais tradicionais, influentes e ricas de nossa Cidade, ou seja, a chamada “elite” Florianopolitana. Neste momento estamos profundamente envergonhadas, pois este colégio está se tornando uma escola formadora de alunos pedantes, arrogantes, sem escrúpulos, sem noção do que é certo ou errado, pois esta escola está travestida de uma impunidade para os atos de seus alunos de pais influentes.
Já não bastassem que há anos existam drogas circulando pelas dependências da escola;
Já não bastassem que há anos acontece de tudo nas dependências da escola, como allunos chirando pó, fumando todos os tipos de fumo, transando, batendo e intimidando os mais fracos;
Já não bastassem as gangues famosas do Catarinense ameaçando os próprios alunos que não fazem parte da gangue, ou andando pela cidade ameaçando alunos de outras escolas, ou nas baladas “cantando de galos”, ou lutando entre si até sangrarem como já apareceu na TV;
Como se isso não bastasse, sem que nós pais pouco ou nada pudéssemos fazer junto a Direção do Colégio para que tomassem uma atitude, com essa permissividade absurda que estava crescendo nas dependências da escola, principalmente em relação a esses filhos dessa elite maldita de nossa Cidade, agora temos um estupro de uma de nossas adolescentes.
Isso mesmo, uma aluna do Colégio Catarinense foi brutalmente estuprada por três colegas, igualmente com 14 anos cada e colegas do mesmo colégio.
Tomamos essa medida de contar esta história que aconteceu há poucos dias (hoje é 28/06/2010), mas que está sendo abafada pela imprensa, porque um dos alunos estupradores é o filho de 14 anos do Sr. Sérgio Sirotsky, um dos Diretores da RBS TV e o outro é o Bruno, filho de um Delegado de Polícia da Cidade. O outro aluno ainda não conseguimos levantar. Quanto ao nome da adolescente, não divulgaremos a pedido da família que está em choque. O que podemos divulgar é que a garota fez o exame de corpo de delito e o processo esta correndo em sigilo (o sigilo não foi pedido pelos pais da garota e sim pelo Delegado e pelo Sr. Sérgio Sirotsky pra preservar os delinqüentes e estupradores de seus filhos).
O caso ocorreu porque a menina terminou o namoro com o filho do Delegado, aí os amigos resolveram se vingar da garota. Encontraram com ela no Shopping Beira Mar, colocaram alguma droga na sua bebida (aparentemente a droga Boa Noite Cinderela) e a levaram para o apartamento da Mãe do filho do Sérgio Sirotsky que fica bem próximo ao Shopping Beira Mar. No quarto do garoto, os três estupraram a garota de todas as maneiras possíveis, até introduziram um controle remoto na vagina da adolescente. Quando estavam estrangulando a garota, a mãe (ex mulher do Sérgio Sirotsky) entrou no quarto. Disseram que a princípio, e acreditamos que sim, pois deve ter sido uma cena grotesca e inimaginável para qualquer pai ou mãe, teve um ataque e bateu muito nos garotos e principalmente no filho. Porém passado o choque inicial, ela deve ter pensado nas conseqüências terríveis do ato de seu filho e resolveu protegê-lo. A garota ainda estava desacordada, então ela vestiu a menina, enrolou um cachecol em volta de seu pescoço para esconder as marcas e ligou para a mãe da menina dizendo: “Venham buscar sua filha, pois sabe como são esses adolescentes, fizeram uma festinha aqui em casa na minha ausência, andaram bebendo e se passando, ela está meio bêbada e caindo pelas tabelas.” Os pais foram buscá-la e a levaram para casa desacordada, porém aos poucos ela foi acordando e começou um choro desesperado e a falar coisas desconexas beirando ao histerismo. A mãe apavorada com o comportamento da filha, tentando acalma-la e ao tirar o cachecol viu as marcas no pescoço da filha em choque sem saber o que pensar ou dizer levaram imediatamente a filha ao médico e lá chegando o mundo foi caindo para esta família. Depois do médico foram orientados a ir a Polícia e a fazer o exame de corpo e delito. Desnecessário dizer que os pais da garota receberam o telefonema do todo poderoso da RBS para que resolvessem esse “problema” e forma discreta, pois a final era o futuro de “seus” filhos que estava em jogo.
Pergunta: Qual futuro está em jogo? Da garota estuprada ou dos garotos estupradores?
Resposta: A garota irá sofrer muito com certeza e juntamente com toda a sua família, mas irá superar porque o mal não está com ela. Agora, esses garotos estupradores e quase assassinos, porque se a mãe não tivesse chegado a tempo eles teriam matado a menina, esses não têm mais jeito, esses estão marcados pro resto da vida, têm que ser punidos, pois se não forem continuarão a fazer isso com outras meninas respaldados por essa impunidade garantida pelos seus pais poderosos.
Divulguem isso por favor, nos ajude a impedir que mais essa aberração desses garotos passe impune. Que aliás não é a primeira vez que esses garotos aprontam, são uns delinquentes, prodígios de bandidos. “
Lógicamente, que acostumado ao mundo da internet, imediatamente classifiquei como SPAM e me livrei desse email.. depois de receber dezenas de cópias dele comecei a achar estranho.. normalmente os meus contatos sabem discernir entre informação e spam. Anyway.. hoje, passado 1 semana do caso, finalmente a RBS resolveu se pronunciar, o que achei interessante foi o comunicado interno enviado pela diretoria para os funcionários do Grupo RBS, o qual tive acesso e transcrevo aqui:
“De: Presidencia Grupo RBS
Enviada em: sexta-feira, 2 de julho de 2010 09:14
Para: Presidencia Grupo RBS
Cc: Presidencia Grupo RBS
Assunto: Comunicado
Companheiro da RBS,
Com o intuito de dar transparência e esclarecer nossa postura em relação a episódio policial ocorrido em Florianópolis, no qual está envolvido um adolescente da família Sirotsky, compartilho com você dois importantes comunicados que divulgamos nas últimas horas. Sinta-se à vontade para dividir estas informações com suas equipes.
Informo ainda que a cobertura jornalística do episódio nos veículos da RBS segue os preceitos de nossa linha editorial.
Forte abraço,
Nelson Sirotsky
1) Email de Jayme Sirotsky enviado em 1º de julho ao Comitê Editorial RS e SC:
Companheiros do Comitê Editorial
Todos vocês têm acompanhado o lamentável episódio recente envolvendo um de meus netos. Estou consternado com o assunto e, como pai e avô, estou ao lado de meu filho e neto para dar-lhes o suporte e carinho familiar que estes momentos demandam.
Contudo, pelo uso inescrupuloso da internet, que mostra o lado negativo desta ferramenta de informação, o assunto extrapolou os seus limites, atingindo toda nossa família e também a RBS.
Em 53 anos, construímos uma história de comportamento e qualidade jornalística que nos orgulha e, estamos certos, também a cada um de vocês.
Quero deixar muito clara a minha decisão, compartilhada com meus filhos, de não interferir em nada nas decisões editoriais que vocês entendam devam ser adotadas na cobertura deste assunto.
Jayme
2) Comunicado à Comunidade Catarinense publicado hoje no Diário Catarinense:
À Comunidade Catarinense
A família Sirotsky, sócia majoritária do Grupo RBS, diante de notícias recentemente veiculadas a respeito do envolvimento de um de seus integrantes em ocorrência policial em Florianópolis, esclarece que:
Dispensa total solidariedade às famílias dos adolescentes envolvidos no lamentável episódio.
Está acompanhando responsavelmente o adolescente, membro da terceira geração da família, com a atenção, a seriedade e os cuidados adequados à situação.
Lamenta a forma irresponsável, maldosa e fantasiosa pela qual o episódio vem sendo propagado, principalmente por alguns sites e blogs na internet.
Confia integralmente nas autoridades policiais e judiciais de Santa Catarina no sentido de que o caso seja esclarecido e encaminhado de forma adequada.
O Grupo RBS continuará cumprindo sua missão de informar com responsabilidade, ética e transparência, como vem fazendo há 53 anos no Sul do Brasil, 31 deles em Santa Catarina.”
Minha opinião pessoal sobre o assunto não vem ao caso, mas 1 coisa gostaria de comentar. Esse caso aconteceu a mais de 1 semana, o presidente do grupo se lamenta da forma como foi divulgado pela internet de forma “fantasiosa” e diz não interferir na linha editorial, se justificando com um email enviado a 24 horas atrás somente.
Não é de se pensar no motivo de porque a informação teve que se espalhar pela internet? Do porque nenhuma das emissoras e jornais do grupo divulgou esse caso até então? O pedido de sigilo policial é completamente compreensível por se tratarem de menor de idade e de um caso delicado como estupro, mas NENHUMA nota sobre o caso em NENHUM meio de comunicação “oficial” é algo no mínimo suspeito.
Esse caso mostra como estamos passando por uma transformação social e, por mais que continuem tentando, a mídia cada dia tem mais dificuldade de manipular a informação e esconder casos como esse do povo. Um viva à internet, agora só espero que esse caso vindo a tona realmente cause comoção social e os adolescentes paguem pelo crime que cometeram, porque eu não ficaria feliz de sair em um happy hour pela cidade e encontrar um desses marginais sentados felizes na mesa ao meu lado.