Mobile Tagging, Microsoft Tag e as inúmeras possibilidades

Mobile Tagging é a possibilidade de dispositivos móveis lerem códigos de barras 1D ou 2D. Através desta leitura é possível transmitir diversos tipos de informação, como mensagens, links, telefones ou contatos.

Mt_process_english 
http://en.wikipedia.org/wiki/Mobile_Tagging


Apesar desta simples definição, o Mobile Tagging apresenta um potencial comercial incrível. E tudo isso porque esta leitura de códigos de barras pode ser feita em material impresso ou mídia digital, como web ou televisão.

Atualmente existem diversos tipos de códigos de barras, todos com uma estrutura diferente. E para não perder tempo neste meio, a Microsoft acaba de criar seu padrão, apresentado como Microsoft Tag.

O Microsoft Tag se baseia em um software para ler o código de barras Microsoft, destinado aos usuários finais, e um sistema online para gerar estes códigos, tudo de uma forma muito simples.

Para demonstrar sua utilização, vou gerar um barcode simulando um anúncio de um produto comum. Vou demonstrar também a leitura deste código de barras, utilzando abordagens diferentes.

Gerando o Código de Barras

Baixe o vídeo abaixo para ver o exemplo.


Lendo o Código de Barras

Para efetuar a leitura dos códigos de barras através de seu dispositivo móvel, basta efetuar o download e a instalação do aplicativo TagReader, através do endereço http://gettag.mobi (acesse utilizando seu dispositivo móvel).

Depois de efetuar a instalação, basta iniciar o aplicativo e utilizar sua camera para focar a tag. O programa automaticamente identifica e processa a informação.

O vídeo abaixo (gravado de forma péssimaaaa) demonstra a utilização no meu N95. A propaganda pra Claro e pro Banco Real não foi por querer :)

Possibilidades

Se você chegou até aqui sua cabeça deve estar fervendo com idéias novas. As possibilidades ao utilizar Mobile Tagging são inúmeras, entre elas aqueles exemplos apresentados no site http://www.microsoft.com/tag.

Na minha opinião, este tipo de abordagem deverá ser utilizada em sua grande maioria para diminuir a distância entre clientes e serviços (reservas, agendamento, etc) e informações maiores sobre produtos. Nada de compras via celular, ou qualquer outro trabalho crítico.

  • Diminuir a distância entre o cliente e o serviço: efetuar reservas e até mesmo compras utilizando dispositivos móveis + 3G. Seu cliente vê o seu produto em um anúncio, aciona o Microsoft Tag Reader, entra no seu site (a tag já envia o ID do produto) e em um site especialmente criado para dispositivos móveis efetua a compra, reserva de serviço, agendamento, etc.
  • Fornecer mais informações sobre um determinado produto: o cliente vê seu produto em um outdoot e a tag impressa lá. De longe (de dentro do carro) aciona o Microsoft Tag, efetua a leitura e obtém mais informações (via URL, texto ou Dialer) sobre o produto. O Dialer, apesar de parecer complicado, é muito interessante. Você pode criar uma central automática que recebe as ligações e direciona o cliente a mais detalhes sobre o produto ou até para o televendas.

Claro que existem muitas outras possibilidades, estas duas são apenas para demonstrar um possível caso real.

Uma análise do mercado

Duas coisas são básicas quando pensamos em qualquer solução utilizando Microsoft Tag: Dispositivos móveis e acesso à internet. Porém, pensar apenas nestes dois aspectos seria desprezar o que está mais do que claro no nosso dia-a-dia: as pessoas não estão acostumadas com isso no Brasil.

Como o 3G é muito recente - e a idéia de ter qualquer tipo de aplicativo no celular é meio distante - é impossível assumir que este tipo de abordagem em uma campanha comum de midia impressa + digital (claro que esta visão é para clientes ou consumidores comuns) seria interessante e comercialmente viável.

Talvez com o tempo e com a disseminação de tecnologias como 3G e dispositivos móveis mais poderosos possamos trabalhar com idéias como essa em todos os tipos de campanhas de marketing. Até lá, temos que trabalhar com estas tecnologias visando um público-alvo específico e campanhas bem limitadas.

Conclusão

A utilização de mobile tagging é muito recente, e sua aplicação ainda não foi totalmente desenvolvida e testada. Acredito que aliado à inovação tecnologica, a adaptação dos costumes dos clientes é extremamente importante, e neste ponto devemos focar os nosso esforços. É muito interessante efetuar os testes e ter a expertise para futuros trabalhos, mas manter campanhas inteiras baseadas nestes mecanismos ainda é complicado.
O negócio mesmo é aplicar estes conhecimentos a aplicações específicas, para um publico-alvo bem definido e alinhado com as novas tecnologias. Afinal, depois de conhecer tudo isso aposto que você estão pensando em 1000 oportunidades para utilizar estes recursos! :)

Abraços!

Update: Vou colocar minha TAG de exemplo aqui, assim como o Marcelo bem observou :)

BarCode

2 Comments

Comments have been disabled for this content.