Attention: We are retiring the ASP.NET Community Blogs. Learn more >

Certificações Microsoft e Dumps

As certificações profissionais não são exclusividade da área de TI, existem instituições que atestam a proficiência de profissionais por meio de exames em diversas áreas do conhecimento. Ser aprovado em um exame é uma grande conquista para o profissional, a obtenção de um certificado não se resume à acrescentar um novo item ao currículo, o certificado trás o reconhecimento de que o profissional tem total domínio sobre determinada área de estudo.

Muitos esquecem da responsabilidade e da expectativa que o certificado provoca e confundem o certificado com uma "medalha", o esportista que consegue uma medalha aos 20 anos, irá exibi-la com orgulho aos 90, e com toda a razão, a medalha é para sempre, ela representa que o atleta foi em algum momento o melhor, ou um dos melhores, em sua modalidade.

Medalhas e certificados de nada tem a ver, a medalha é só alegria e ponto. O certificado é diferente, ele deve ser encarado como uma responsabilidade em ter domínio sobre o assunto de qual trata, exemplificando: um programador Microsoft com o certificado "TS Microsoft .NET Framework - Application Development Foundation" tem supostamente o domínio sobre o framework, ou seja, ele conhece todos os recursos disponíveis, quais são as limitações e qual é a melhor abordagem a ser usada para resolver cada problema. O suposto conhecimento que citei acima é o que o mercado espera de um profissional certificado, é nesse momento que pode acontecer uma decepção, visto que uma parcela de profissionais coleciona certificados, acumula títulos e se enche de orgulho ao exibir seu currículo recheado por suas aprovações. Nada muito diferente de um garoto de 8 anos que prestes a completar seu álbum de figurinhas do campeonato brasileiro, ainda não conhece o funcionamento da lei do impedimento.

Assim como o garoto que compra um pacote fechado de figurinhas, despreza as repetidas e cola em seu album as inéditas, já vi profissional que engolir dumps de provas, obter diversos certificados e ganhar a ilusão de que será recompensado um dia. O tiro pode sair pela culatra, pois esse profissional continuará sem ter o verdadeiro conhecimento, irá gerar uma grande expectativa em torno de seu trabalho e no final das contas irá frustrar a empresa para qual trabalha e também a si mesmo.

Apesar de ser um material não-oficial e passível de erros, não condeno a leitura de dumps, se a finalidade for estudar e não simplesmente decorar, o dump serviria como uma espécie de questionário de qualidade duvidosa. Vale ressaltar que os "Training Kits" da Microsoft além de cobrirem 100% do conteúdo do exame, possuem um enfoque bastante didático, incluem exercícios e questionários no final de todos os capítulos.

Se o problema for o preço, fica a dica de comprar pelo site da Amazon, lá é possível encontrar livros usados, em perfeito estado, pela metade do preço.

Bons estudos!

No Comments