Garantindo a configuração dos servidores para o Commerce Server 2007
Antes do Deploy de qualquer aplicação, os servidores devem estar configurados corretamente, garantindo o perfeito funcionamento e segurança.
É possível, através das ferramentas aqui recomendadas, verificar quais são as necessidades emergenciais que devem ser adotadas para os servidores de sua aplicação baseada em Commerce Server 2007 ou quais são as configurações atuais do servidor.
Commerce Server 2007 Best Practices Analyzer
http://technet.microsoft.com/en-us/commerceserver/bb643785.aspx
Esta ferramenta auxilia na verificação das melhores práticas relacionadas a alta disponibilidade, segurança, gerenciamento e performance.
- Como utilizar?
Após a instalação (N-N-F), basta executar a aplicação, selecionar a opção “Start a scan” e clicar em “Start scanning.
Microsoft Baseline Security Analyzer (MBSA)
http://www.microsoft.com/technet/security/tools/mbsahome.mspx
O MBSA é uma ferramenta disponibilizada pela Microsoft para a verificação dos itens de segurança dos servidores. Além de fornecer um breve resumo do estado do servidor, esta ferramenta também faz recomendações importantes.
- Como utilizar?
O MBSA é extremamente fácil de utilizar. Ao abrir o aplicativo, uma tela com as opções para a verificação é apresentada. Basta clicar em “Start Scan” e em poucos minutos o resultado aparecerá em sua tela.
Cada item apresentado disponibiliza dois links, “What was scanned” e “How to connect this”. Estes links apresentam informações sobre o que foi verificado e a solução recomendada, quando necessária.
Microsoft Product Support Reporting Tool COM+ (MPS Report)
http://support.microsoft.com/kb/900699/en-us
Este utilitário obtém informações importantes sobre o sistema, o que pode auxiliar na análise de problemas e na verificação da configuração do servidor.
- Como utilizar?
Após baixar o arquivo, basta executá-lo. Um cmd window irá disponibilizar o andamento da análise. Após sua execução, alguns arquivos serão criados com as informações recuperadas, como os arquivo .config da máquina, hosts, serviços em execução, TCP/IP, etc.
Abraços!